Limpeza de pele

banner_limpezadepele

Limpeza de pele

O ar mais frio, seco e úmido, de acordo com a região do país, às vezes transformado em rajadas mais ou menos intensas, não importa, as quedas de temperatura, em especial as bruscas, costumam ter forte impacto sobre a pele. A caminho do inverno, meio do outono, ali pelo mês de maio, as alterações já começam a se fazer sentir. É comum a pele menos hidratada tornar-se descamada e opacas. E pele seca e sem o brilho retiram de você aquele toque de beleza que a pele do tipo pêssego ajuda a modelar.
Quem no verão não se preocupava com a pele ou adotava apenas pequenos procedimentos de higiene sente muito mais os rigores do inverno. A verdadeira solução vem com o tempo, desde que alguns hábitos passem a fazer parte do seu ritual de beleza diário. Por isso, comece agora!

Água, muita água

Beber bastante água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a saúde de sua pele. Mas não é apenas ingerida que funciona como único ingrediente importante na fórmula da beleza que se estampa na aparência. Associada ao sabonete, ela promove a limpeza fundamental. Quem vive em grandes centros
cercados de poluição precisa, entretanto, de reforço no tratamento, que depende de limpeza mais profunda.
Assim, é necessário, limpar, esfoliar, tonificar e hidratar a pele como atitudes de rotina. Para isso, você só precisa de sabonete líquido ou loção de limpeza, esfoliante, loção tônica, filtro solar com hidratante ou um hidratante, algodão e água.

Tratamento sob medida

Cada pessoa tem um tipo de pele que se enquadra em normal, mista, seca ou oleosa. E cada um desses tipos exige cuidados diferenciados. A pele normal produz gordura na medida certa. De bom tônus e elasticidade, apresenta superfície lisa e aveludada, brilho e poros imperceptíveis. Além disso, uma película protetora composta de água e gordura, mantém a hidratação e neutraliza a ação prejudicial do sol e poluição.
O único cuidado de que tem esse tipo de pele é evitar os produtos à base de álccol, que podem torná-la mais seca e irritada. Dê preferência aos hidratantes com protetor solar. Caso o produto não inclua filtro, após usá-lo, aplique o protetor. Não se esqueça: o sol é um dos principais agentes capazes de acelerar o processo de envelhecimento, mesmo no caso das peles mais saudáveis.

Pele mista

Quem tem pele mista, tendendo para oleosa, também deve evitar produtos cuja fórmula leva álcool: eles estimulam a produção exagerada de óleo. Na pele mista, a gordura costuma concentrar-se na testa, nariz e queixo – a chamada zona T, não por acaso, onde ocorre maior incidência de cravos. Mas, na região das bochechas, a pele pode ser normal e até seca.
Outro inimigo da pele mista é a água quente, que estimula a produção de sebo. Portanto, prefira água fria para lavar o rosto. Na hidratação, use produtos que ofereçam proteção contra o sol, não sejam muito cremosos e nem à base de óleo. É recomendável fazer uma limpeza de pele a cada mes na clinica estetica.

Pele seca

A pele seca é resultado da produção de sebo em quantidade insuficiente para formar a camada protetora de gordura e de suor na superfície. Sem ela, a pele fica desidratada, tornando-se opaca, fina, pouco elástica e com tendência à formação de rugas. Use produtos suaves, tais como emulsões e leite de limpeza. Evite sabonetes com efeito desengordurante e produtos à base àlcool.
Os hidratantes devem ser na forma de creme, ricos em óleo, para aumentar a quantidade de água na pele e impedir sua evaporação. Procure uma esteticista para sessões de hidratação.

Pele oleosa

Ao contrário da pele seca, a oleosa reflete a superatividade das glândulas sebáce as. A oleosidade é responsável pelo brilho constante, poros abertos e, não raro, muito acne. A vantagem é a superportação natural contra as agressões do sol e poluição. O resultando é o envelhecimento bem mais lento. Para fazer a limpeza desse tipo de pele, também evite produtos com álccol e água quente. Lave o rosto com água fria e use sabonetes específicos ou emulsão de limpeza.

Na hidratação, prefira os produtos leves – loção, gel ou creme. Em hipótese alguma use aqueles à base de óleo. Todo mês, faça limpeza de pele com um profissional habilitados para retirar células mortas, impurezas, cravinhos e espinhas, além de reforçar a hidratação.

A pele do corpo

Algumas precauções devem ser tomadas durante a estação mais fria do ano. O banho quente pode ser relaxante, mas nessa época do ano é prejudicial. Associado ao uso exagerado de sabonete, vento frio e poluição, contribui para uma pele seca e sem vida. Sem falar nos lábios rachados, comuns no inverno.

O banho deve ser morno e com pouco sabonete. A hidratação deve fazer parte da rotina diária, em especial no caso da pele seca. Use cremes hidratantes com silicone e filtro solar, batons ou lápis labiais com glicerina filtro solar.
Outra forma de hidratação é via oral. Tome muito líquido – de um litro e meio a dois litros de água por dia. Até mesmo no inverno. A consulta a um dermatologista é fundamental, mais ainda, no caso de peles – secas, oleosas ou mistas – que não reagem ao tratamento.

Além de cosméticos

Não basta limpar a pele corretamente. Para manter o aspecto jovem e saudável por muito anos você precisa dormir bem. Enquanto você dorme, seu corpo produz o hormônio melatonina, responsável pela diminuição do estresse. Cuide, ainda, da alimentação. Além de beber bastante líquido, borrifar o rosto com água gelada pela manhã, antes de fazer a maquiagem, contribui para desinchar as bolsas e despertar a pele.

O bom funcionamento do intestino é importante para uma aparência saudável. Ele é responsável pela eliminação das toxinas, que, quando acumuladas no organismo, afetam a pele. Assim, consuma fibras, frutas, verduras e mais água. Outra dica é a vitamina da beleza – a vitamina A – que age nas células da pele e dos cabelos. Os alimentos ricos em vitamina A são todos os amarelos e verdes. Entre as frutas, caqui, laranja, manga e melão. Na lista das hortaliças, coma abóbora, agrião, cenoura, couve, escarola e pepino, entre outros. O leite e seus derivados, fígado, gema de ovo, óleo de fígado de peixe e óleo de dendê, consumidos sem exagero, também são excelentes para a pele.

Durante o dia, para espantar a tensão, causadora de rugas, marcas de expressão triste e cansada, faça o seguinte exercício: repita, abrindo e fechando a boca, as letras X e U. Sorrir também relaxa os músculos do rosto. Finalmente, diga não ao cigarro. Se você está decidida a ter uma pele bonita, dê um “chega pra lá” nesse inimigo da pele.