Mudança de hábitos

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Emagrecimento: Mudança de hábitos

Não basta aprender sobre alimentação: para emagrecer, um grande desafio é mudar hábitos e neutralizar forças internas que podem estar atuando na contramão do seu projeto.

  1. Passe bem longe das frituras. Carnes podem ser grelhadas; batatas, cozidas; salgadinhos, assados.
  2. Se sentir fome, primeiro, beba água. Às vezes é difícil diferenciar a sede da fome.
  3. Evite alimentos ricos em lipídios, óleos e gorduras, como creme de leite, manteiga, bacon, óleo vegetal, margarina e maionese.
  4. Nada de comer uma caixa de bombons hoje porque pretende começar uma nova dieta amanhã bem cedo.
  5. Beba muita água. No mínimo, 2 litros por dia, para manter o metabolismo bem regulado.
  6. Evite ter alimentos sempre à mão, como biscoitos e balas dentro do carro, chocolates na gaveta do escritório ou tudo isso espalhado pela casa ou na bolsa.
  7. Procure comer sempre em companhia de alguém, assim, você se controla mais.
  8. Gelatina dietética é uma excelente sobremesa: rica em água e bem pouco calórica.
  9. Não reúna guloseimas para saboreá-las enquanto assiste à tevê. Já basta ficar com o corpo inerte.
  10. Abuse da verduras, legumes e frutas crus. Você demora mais para comer e fica com uma sensação de saciedade que dura mais tempo.
  11. Tempere saladas apenas com sal, pimenta, vinagre, limão, mostarda e especiarias de sua preferência, evitando usar azeite e molhos à base de maionese.
  12. Ao chegar em casa depois do trabalho, tome um banho e relaxe em vez de ir correndo ver o que tem para o jantar e atacar a geladeira.
  13. Se você teve uma recaída e devorou um chocolate, afaste pensamentos do tipo: “Agora que já saí da dieta, vou comer mesmo. Amanhã eu volto”. Lembre-se de que cada caloria a mais contribui para o aumento de peso.
  14. Antes de comer qualquer coisa “engordativa” pergunte-se: “Vale a pena engordar e ficar fora de forma por este pedaço de doce?”
  15. Comida não serve de calmante. Procure outros derivativos como um bom livro, um papo ao telefone, um passeio ao parque e até uma arrumação de fotos antigas.
  16. A carne branca de aves tem 12% menos calorias do que a escura. Carne de vaca tem 16% menos gordura do que a carne de porco.
  17. Quando você come e trabalha ou come e assiste à televisão, corre o risco de comer mais do que tem vontade. Ou seja, mais comida do que sua fome pede. Portanto, quando for comer, sente-se à mesa para isso. Acabou de comer? Então levante-se da mesa.
  18. Frutas, como a goiaba, o melão e a melancia, aumentam a sensação de saciedade (de estômago cheio). Portanto, escolha-as.
  19. Seja criativa ao elaborar seu cardápio, mesmo que esteja restringindo calorias.
  20. Coma devagar, mastigando pelo menos uma vez a mais do que o habitual.